Trem Turístico “Moita Bonita”

HISTÓRICO

Concebido pela Prefeitura da Estância Turística de Paraguaçu Paulista por meio do Departamento de Turismo – dentro do Projeto Estação Paraguaçu, o Trem Turístico e Cultural “Moita Bonita” (alusão ao nome histórico da cidade no período de sua fundação), tem como missão estimular o potencial turístico de nossa Estância, bem como a busca do desenvolvimento do turismo sustentável.

A viagem com a Maria Fumaça “Dona Lina”, é uma viagem nostálgica que relembra os tempos dos pioneiros que, através da Estrada de Ferro Sorocabana, fizeram surgir diversas cidades de nossa região, inclusive Paraguaçu Paulista. É uma viagem ao passado, precisamente ao início do século XX, que faz reviver o período das antigas locomotivas a vapor, a Maria Fumaça.

A composição do Trem Turístico e Cultural “Moita Bonita”, é composto por dois carros de passageiros e tem com tração uma locomotiva a vapor, a Dona Lina, a segunda mais antiga em operação para trens turísticos no Brasil.

A Maria Fumaça “Dona Lina”, é uma locomotiva a vapor de fabricação britânica, fabricada em Bristol – Inglaterra, no ano de 1879. O número 23 estampada em sua composição é o número de série de 1.244 unidades fabricadas pela empresa The Avonside Engine Co. – Limited. Essa máquina participou da construção da Estrada de Ferro Sorocabana entre as cidades de Assis e Presidente Epitácio, ambas no Estado de São Paulo, pela empresa do comendador José Giorge. Após sua desativação, trabalhou no transporte do café e algodão da antiga Fazenda Santa Lina, onde foi preservada por muitos anos pelo comendador e sua família.

No ano de 1998 a Sra. Lina Giorge Leuzzi fez a doação da locomotiva ao município de Paraguaçu Paulista que acabara de se transformar em Estância Turística e iniciava seus passos nesse sector. No final da década de 90 ficou exposta apenas para visitação pública na praça da Fonte Luminosa e, posteriormente, foi transferida para um abrigo da antiga estação ferroviária, o que acabou transformando o local em Memorial Ferroviário.

Com ela, nasceu o sonho do nosso Trem Turístico e, em 2005 a mesma foi completamente restaurada, dando início às atividades de implantação do Projeto Estação Paraguaçu.

Fonte: Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: